BEM VINDO AO MEU BLOG!!!

Sendo professora universitária, me sinto co-responsável por contribuir aos os aspectos sérios da EaD em nosso país, portanto convido todos os visitantes a fazer deste espaço, um momento dinâmico e juntos disseminarmos as vantagens da EaD. Acredito que possa estar aí uma das soluções dos grandes problemas sociais do Brasil...



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Começo de EaD na História...

Compreende-se que a EaD (Educação a Distância) pode ter a idade da escrita.

A partir da invenção da escrita, a comunicação liberta-se no tempo e no espaço: não é mais necessário que as pessoas estejam presentes, no mesmo momento e local, para que haja comunicação.

As primeiras manifestações escritas:
- os desenhos, geralmente em pedras, ao desenhar em pedra, o homem das cavernas poderia já exercer a comunicação a distância.

Alguns autores consideram as cartas de Platão e as Epístolas de São Paulo como exemplos iniciais e isolados de exercícios de Educação a Distância.

Outros defendem que o ensino a distância tornou-se possível apenas com a invenção da imprensa, no século XV.

Entretanto, para alguns nossos propósitos, consideraremos que a EaD nasce mais recentemente e sua história pode ser dividida em três gerações: cursos por correspondência, novas mídias e universidades abertas e EaD on-line.

Como elaborou o Professor Mattar:
A EaD começa com os cursos por correspondências, no início do século XIX.

O desenvolvimento de novas mídias e das universidades abertas, a partir da década de 1970, causa uma revolução na história da EaD.

A partir da década de 1990, o desenvolvimento da Internet causa outra revolução na EaD, com o surgimento da EaD on-line, que predomina até hoje.

É possível prever várias tendências para o futuro da EaD, como a organização de ambientes pessoais de aprendizagem e o uso de mundos virtuais 3D, games, dispositivos móveis, realidade aumentada e recursos educacionais abertos.

3 comentários:

  1. Barbosa Filho31/08/2011, 08:29

    É muito positiva a possibilidade de termos ensino a distancia, ainda mais num pais continental como o nosso, com muitos problemas de transporte coletivo. Alem disso passa a ser uma medida economica e sustentavel, pois contribui com a economia de combustivel, gastos pessoais e diminuição da poluição.
    Afinal de contas, se a internet ja é capaz de promover encontros, namoros, casamentos e até sexo (pasmem...) online, por que não estudar? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito interessante e produtivo o estudo à distancia, nosso dia-a-dia é cada vez mais corrido, e desta forma conseguimos aprender sem sair de casa. A tecnologia esta cada vez mais presente na nossa vida, contribuindo com o aprendizado!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu quero me graduar e não quero ter o compromisso de todos os dias ficar até 23hs dentro duma sala de aula, quero adequar meu estudo com meus horários, graças ao EAD....eu posso!

    José Santana

    ResponderExcluir