BEM VINDO AO MEU BLOG!!!

Sendo professora universitária, me sinto co-responsável por contribuir aos os aspectos sérios da EaD em nosso país, portanto convido todos os visitantes a fazer deste espaço, um momento dinâmico e juntos disseminarmos as vantagens da EaD. Acredito que possa estar aí uma das soluções dos grandes problemas sociais do Brasil...



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Começo de EaD na História...

Compreende-se que a EaD (Educação a Distância) pode ter a idade da escrita.

A partir da invenção da escrita, a comunicação liberta-se no tempo e no espaço: não é mais necessário que as pessoas estejam presentes, no mesmo momento e local, para que haja comunicação.

As primeiras manifestações escritas:
- os desenhos, geralmente em pedras, ao desenhar em pedra, o homem das cavernas poderia já exercer a comunicação a distância.

Alguns autores consideram as cartas de Platão e as Epístolas de São Paulo como exemplos iniciais e isolados de exercícios de Educação a Distância.

Outros defendem que o ensino a distância tornou-se possível apenas com a invenção da imprensa, no século XV.

Entretanto, para alguns nossos propósitos, consideraremos que a EaD nasce mais recentemente e sua história pode ser dividida em três gerações: cursos por correspondência, novas mídias e universidades abertas e EaD on-line.

Como elaborou o Professor Mattar:
A EaD começa com os cursos por correspondências, no início do século XIX.

O desenvolvimento de novas mídias e das universidades abertas, a partir da década de 1970, causa uma revolução na história da EaD.

A partir da década de 1990, o desenvolvimento da Internet causa outra revolução na EaD, com o surgimento da EaD on-line, que predomina até hoje.

É possível prever várias tendências para o futuro da EaD, como a organização de ambientes pessoais de aprendizagem e o uso de mundos virtuais 3D, games, dispositivos móveis, realidade aumentada e recursos educacionais abertos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Conceitos de EaD

As definições conceituais de EaD estão baseadas e estudos científicos sobre os Processos Educativos e a Utilização de Tecnologias. As revistas científicas dos países como Índia, Austrália, França e Estados Unidos, são as fontes mais atuais desses estudos e vivências.

Aqui uma formulação adaptada de Maia e Mattar (2007):
A EaD é uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação.

Michael Moore (1993) desenvolveu um interessante conceito sobre distância na EaD:
Em programas com pouca distância transacional os alunos recebem instruções e orientação de estudo por meio do diálogo com um instrutor, no caso de um programa que tenha uma estrutura relativamente aberta, projetado para dar respaldo a tais interações individuais. Em programas mais distantes, onde menos ou pouco diálogo é possível ou permitido, os materiais didáticos são fortemente estruturados de modo a fornecer toda a orientação, as instruções e o aconselhamento que os responsáveis pelo curso possam prever, mas sem a possibilidade de um aluno modificar este plano em diálogo com o instrutor.

E continua, mais à frente:

O sucesso do ensino a distância depende da criação, por parte da instituição e do instrutor, de oportunidades adequadas para o diálogo entre professor e aluno, bem como de materiais didáticos adequadamente estruturados. Com frequência isto implicará tomar medidas para reduzir a distância transacional através do aumento do diálogo com o uso de teleconferência e do desenvolvimento de material impresso de apoio bem estruturado. Na prática isto se torna um assunto bastante complexo, pois o que é adequado varia de acordo com o conteúdo, o nível de ensino e as características do aluno, e principalmente com a sua autonomia. Muito tempo e esforço criativo, bem como a compreensão das características de aprendizagem do público-alvo, devem ser empregados para identificar o quanto de estrutura é necessário em qualquer programa, e para projetar adequadamente interações e apresentações estruturadas. É preciso muita habilidade para facilitar o grau de diálogo que seja suficiente e adequado para determinados alunos. Superar desta forma a distância transacional através da estruturação adequada da instrução e do uso adequado do diálogo é bastante trabalhoso. Requer o envolvimento de muitas habilidades diferentes e exige que estas habilidades sejam sistematicamente organizadas e aplicadas. Requer ainda mudanças no papel tradicional dos professores e fornece a base para a seleção dos meios para a instrução.


Bom, hoje postei estes conceitos para demonstrar que quem fala sobre EaD no Brasil e no mundo, tem sua credibilidade!

Até a próxima,

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EaD no Brasil - Tendência e Inovação ?

Nesta era virtual e digital que vivemos; nada como buscar inovação através do fomento de pessoas mais capacitadas, vejo que a estratégia EaD - Educação a Distância possa abrir este caminho e permitir possibilidades nunca vividas para todos, principalmente para aquele que ainda vive o sonho de ESTUDAR !!!

O conceito Ead é novo no Brasil tem aproximadamente 15 anos de jornada e infelizmente abarcou um grande nível de preconceitos e barreiras, um deles foi de que tudo que é distante é ruim ou sem qualidade. Hoje com a uso das TICs (tecnologias da informação e comunicação) essa tal "distância" diminuiu tremendamente.

Uma das vantagens da EaD é a força geográfica que abraça a todos que desejam estar ainda cuidando de suas capacidades e competências, pois em qualquer lugar, hora e espaço e disponibilidade pessoal, se pode estar estudando, já pensou nisso !!! E hoje temos tudo de tecnologia a nossa disposição quando não de forma gratuita, exemplos como a web, redes sociais, blogs, outros.

Bom, para começar o meu Blog inicio com este tema = EaD no Brasil, logo temos mais !!!
Comente, faça suas críticas, deixe sua marca!!!

Leia a entrevista abaixo com o Professor Mouram, um dos pioneiros do tema no Brasil, clique no link:
http://ead.folhadirigida.com.br/?p=2343

Até... Katia B.